Visual alucinado
Modelo é delirante exercício de criação sobre rodas, uma espécie de obra de arte, feita quase exclusivamente para ser admirada. Mas, se for preciso, também anda
Suspensão dianteira tem monobraço cromado, com amortecedores superiores. A pintura é especial e toda a fiação fica escondida
As transformações mais radicais e customizações mais delirantes em motocicletas são uma espécie de esporte nacional nos Estados Unidos. Em sua enorme maioria, os modelos preferidos são as mitológicas Harley-Davidson, que, de quebra, também são orgulhosamente nacionais. Só para contrariar e desfazer a escrita, existem também estúdios americanos especializados em personalizações de motos estrangeiras, especialmente as japonesas. Uma dessas verdadeiras obras de arte, batizada de Nehmesis, foi feita a partir de uma genuína nipônica Yamaha Road Star.
A Nehemesis, projetada por Sam Nehme, do badalado estúdio BMS Choppers da Flórida, uma divisão da Broward Motorsports, não foi feita para ficar guardada na garagem sob uma capa, mas para ser exposta e admirada, embora possa até circular pelas ruas e avenidas. Desde que atapetadas e perfeitamente lisas, sem qualquer irregularidade, já que sua altura não permite extravagâncias. O fruto desse capricho foi uma série de prêmios inéditos.
Premiação
Para se ter uma idéia do prestígio alcançado pelo modelo, foi a primeira moto não americana a vencer o disputado concurso de personalização de Daytona, em 2006. Tudo no quintal de casa, em um dos maiores encontros de motos dos Estados Unidos, com votos dos bairristas ianques. Também venceu, pelo voto popular, o Las Vegas Metric Revolution Show, um novo conceito de personalização para motos com mais de 1.000 cm³. Foi igualmente 1ª no 2006 Biketoberfest Board Walk da Flórida, além de ser considerada best off show e mais outros prêmios.
Pneu traseiro é um dos mais largos do planeta, com 360 mm
Com tudo isso, virou uma grande atração. Todo mundo quer ver o modelo parado, e não andando. Entretanto, para tê-lo na sala da sua casa, o candidato terá que desembolsar a módica quantia de US$ 250 mil, ou cerca de R$ 505 mil, que é o preço estipulado pelo estúdio criador, por conta do recheado curriculum da moto. Outra característica interessante da Nehmesis é que ela não tem o tradicional descanso. A suspensão pneumática abaixa e o quadro encosta no chão, equilibrando a moto.
Largura
Talvez nem fosse preciso, já que o pneu traseiro tem a modesta medida de 360 milímetros de largura. Um dos mais largos do planeta, que praticamente equilibra a moto sozinho. A balança foi projetada para receber o enorme pneu, junto com a corrente de transmissão. Por esse motivo, o sistema de freio traseiro atua junto ao pinhão. O quadro foi inteiramente feito à mão: trata-se de uma enorme viga curva, em forma de meia lua, escondido sob o tanque. A suspensão dianteira também é especial. Uma única viga cromada faz o papel de garfo, ligando a mesa com a roda, proporcionando enorme distância entre-eixos. Na parte de cima, perto dos pequenos faróis, os amortecedores.
A pintura é especialíssima. Com desenhos estilizados, tem tons de amarelo e dourado e foi feita toda à mão, com várias camadas de tinta perolizada. Toda a fiação foi escondida. O guidão é bastante largo e o filtro esportivo fica à mostra. Os escapes também são diretos e o banco, forrado, só para o piloto. A decoração também inclui cromados e peças estilizadas. O motor (quase secundário) é um dois cilindros em V, com cabeçotes dourados, herdado da Yamaha Road Star, com 1.670 cm³, injeção eletrônica e refrigeração a ar.
Jornalista: Téo Mascarenhas
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